Leite Vegetal

  • 03
  • março

Como fazer:

1 xícara de amêndoas ou castanhas ou macadamias ou coco seco fresco ou arroz ou inhame com coco (1/2 xícara de inhame cru mesmo + coco)
+ 2 xícaras de água. Deixar as oleaginosas de molho por 6 a 12 horas.
Trocar essa água 2 vezes.
Após o período descartar a água e levar as oleaginosas ou arroz ou coco ou inhame ao liqüidificador com 3 xícaras de água filtrada (se for utilizar o “leite” por exemplo para fazer um doce, deixar o leite mais grosso e utilizar 2 xícaras de água).

Deixe liqüidificar bem (3 a 5 minutos).
Após esse processamento coar com uma peneira o “leite” eu passo 3 vezes na peneira – podemos fazer também com um tecido voil, limpo, branco e higienizado, utilizar o tecido como se fosse uma peneira e espremer bem fazendo força com as mãos.

Feito com a peneira ou o voil teremos “LEITE” de um lado e RICOTA DE OLEAGINOSAS (quando feito com oleaginosas) do outro.
Eu armazeno o “leite” na geladeira por 3 dias. Utilizar o “leite” no lugar do leite de vaca.

A “ricota” que vai ficar (a parte sólida) eu tempero com manjericão, sal marinho ou sal verde e azeite de oliva e utilizo no lugar de ricota, requeijão, queijo branco…experimentem !!

A parte sólida do coco vai para o forno por 10 minutos 180º mexendo sempre e vira uma farinha deliciosa (geladeira 3 dias).

O arroz e o inhame (parte sólida devem ser dispensados)