Cozinha Funcional
A gastronomia/culinária funcional através de técnicas dietéticas corretas e visando sempre a saudabilidade, utiliza alimentos que além de oferecer benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerentes à eles, também terão a função de contribuir para a manutenção da saúde além de também prevenir doenças. Mas sempre em mente que precisam ser consumidos na quantidade e periodicidade correta. A gastronomia funcional fará a união perfeita entre SAÚDE e SABOR.


Lidiane Barbosa

Observando a avó materna às voltas com as panelas quando criança, a santista Lidiane Barbosa desenvolveu verdadeira paixão pela culinária. Ainda adolescente, os presentes preferidos eram cursos de gastronomia, depois dos quais tomava para si a tarefa de cozinhar para a família em festas e nos fins de semana. Não por acaso, pretendia seguir carreira na área, mas acabou cursando direito por insistência do pai. No entanto, durante intercâmbio na Espanha, inscreveu-se também em um curso de gastronomia. De volta, concluiu os estudos, advogou por um período, casou-se, teve duas filhas e mudou-se para Blumenau, em Santa Catarina, a fim de acompanhar o marido. Lá pôde, enfim, dedicar-se à sonhada profissão. Adorava a cozinha de sua avó, mas sempre teve a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades. Chegando ao Sul, percebeu uma carência desse tipo de comida no mercado e então, em parceria com nutricionistas, começou a desenvolver receitas alternativas, sem uso de açúcar, gordura, glúten e leite animal.

O cardápio criado por ela envolve principalmente o uso de biomassa de banana verde (espessante natural de sabor neutro) no lugar dos clássicos creme de leite, maionese e leite condensado, além de ingredientes naturais como leites vegetais (extraídos de castanhas, amêndoas, macadâmia), linhaça, chia, quinoa, amaranto, entre outros. Também é característica da culinária funcional de Lidiane a substituição de farinha de trigo por farinhas de arroz, grão-de-bico, amêndoas, mandioca, féculas de batata, amido de milho e outras, e temperos funcionais têm vez, a exemplo do açafrão, cardamomo, cúrcuma. O resultado origina receitas tão gostosas quanto às tradicionais, muitas vezes até adaptações de receitas de família, mas muito mais saudáveis. A torta de brócolis, por exemplo, é uma versão inspirada no famoso empadão de frango, porém com a introdução da verdura, no lugar da ave e tofu em substituição ao queijo.

Os primeiros clientes eram pessoas interessadas em emagrecer, muitas vezes por estética, mas logo Lidiane passou a ser mais procurada por portadores de restrições alimentares – diabéticos, celíacos, alérgicos a glúten e/ou consumidores interessados em melhorar a qualidade de vida por meio das refeições. A partir da adaptação de pratos tradicionais e de muita pesquisa sobre ingredientes alternativos e saudáveis acabou criando mais de 1000 receitas diferentes. Com isso, no lugar de produzi-las, passou a trabalhar como personal cooking, indo até a casa das pessoas, porem logo percebeu necessidade de ensinar mais e mais pessoas de uma só vez, passou a promover cursos para grupos maiores e o sucesso foi tamanho que passou a ser chamada para Congressos e Palestras na área de saúde, sim, os médicos e nutricionistas já se renderam ao seu trabalho. Lidiane também presta consultoria para restaurantes, empórios, hotéis, só em 2014 ano já entregou 7 estabelecimentos.

“A grande magia que existe nesse trabalho é poder encantar, com um prato preparado por mim, pessoas que um dia receberam um diagnóstico desanimador em relação a alimentação. Por exemplo. Oferecer um brigadeiro a um diabético ou até mesmo um pão para um celíaco me faz ter certeza de que estou no caminho certo”, revela a culinarista. Com a substituição de alimentos e troca de ingredientes, Lidiane mostra que há formas criativas e acessíveis de proporcionar mudanças no estilo de vida das pessoas. A chef tem muitos exemplos de como é possível transformar a vida dos clientes por meio do paladar e principalmente como as pessoas estão sedentas por esse tipo de informação. Compartilha dicas em suas redes sociais, facebook, instagram, em programas de tv e virou um sucesso em sites, blogs, mas está sempre de olho em seu objetivo principal que é ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.





Engana-se quem pensa que a chef é “natureba”. Lidiane afirma que em sua cozinha não há restrições à carne vermelha ou a doces (e lembra que o açúcar refinado geralmente é substituído por mascavo, demerara, açúcar de coco ou pelo doce das frutas). Para provar, entre as receitas de mais sucesso destaca o brigadeiro, bolos diversos, escondidinho de carne, estrogonofe. E garante que todas elas têm sabor. “Na minha cozinha pode tudo, desde que a quantidade seja correta, os alimentos bem combinados e que tragam benefícios para o consumidor. Ninguém precisa abrir mão das receitas que gosta, apenas reformulá-las”, garante.

Como a intensão de Lidiane é, antes de qualquer coisa, proporcionar saúde e auto estima para seus clientes, ela não se preocupa apenas em trocar alimentos por outros mais saudáveis. Quando a cliente é uma mulher, por exemplo, também faço estudos para incluir no prato colágeno, fibras, antioxidantes, alimentos que dão saciedade, energia, desintoxicam e até aliviam aquela vontade de doce que temos na tpm. Há muitas formas de tornar cada receita mais nutritiva e funcional, garante. O sucesso do trabalho é tão grande, que Lidiane já tem outros projetos. Acaba de publicar seu primeiro livro o infantil em parceria com a escritora Ana Paula Abreu acaba de lançar o livro infantil “Vó Leninha em… O Aniversário de Isabela” (Editora Viajante do Tempo).

A obra convida o leitor a viajar na companhia da vó (personagem de outro livro infantil de Ana Paula, “O Mistério da Sopa da Vó Leninha”), que organiza uma festinha de aniversário para a neta, Isabela, e se esmera no preparo de deliciosos e saudáveis quitutes. São receitas de salgados como coxinha e esfirra e de doces como bolo e brigadeiro (todos sem o uso de glúten, leite, açúcar refinado e outros alergênicos), assinadas por Lidiane. Ao longo da narração a Vó Leninha também ensina os leitores a cuidar da horta. De cunho didático, a obra explica a importância de se alimentar bem. Nas últimas páginas, o livro traz um glossário mostrando o que são e para que servem os superalimentos, como inhame e linhaça. O livro poderá ser adquirido em diversas livrarias do Brasil, como a Catarinense, Blulivro, Livraria Cultura, Livraria Travessa, e nos sites das mesmas.

Evento Destaque

Conheci a Lidiane em um curso em São Paulo, através do instagram. A princípio seria somente um curso para conhecer mais sobre gastronomia funcional, mas a didática dela e o conteúdo transmitido...

.

Novidades

junho 05

Joinville: 24 de junho...

A chef Lidiane Barbosa volta a Joinville para um curso de padaria integral e funcional. Os

Read More

junho 05

São Paulo – 16 e 19 de

A chef Lidiane Barbosa comanda dois cursos na segunda quinzena de junho, em São Paulo. SER

Read More

junho 05

São Paulo: 15 e 16 de julho..

A chef Lidiane Barbosa comanda palestra sobre grãos ancestrais, na Glúten Free Brasil, que

Read More

junho 05

São Paulo: 10 de junho...

A chef Lidiane Barbosa comanda no dia 10 de junho, sexta-feira, uma palestra sobre o sorgo

Read More

abril 14

Bolo de aniversário funcional

É possível, sim, fazer um bolo de aniversário fofo e saboroso. Confira a receita da chef L

Read More